ARTE E CULTURA NA ESCOLA: POR UMA NECESSÁRIA TRANSGRESSÃO

Numa noite chuvosa e também véspera de feriado santo, o Anfiteatro da UFRN/CERES-Campus de Caicó, nesta última quarta-feira, dia 12.04, foi palco de um momento ímpar de crescimento e partilha para os educadores seridoenses nele presentes. Registrando uma sensibilidade e riqueza de conhecimentos de quem realmente vivencia na prática aquilo que propaga, a Professora e Arte-Educadora Mônica Luiza Belloto/SEEC-RN, o Prof. Lourival Andrade Junior/UFRN e o artista popular Alexandre Muniz/Centro Cultural Adjuto Dias, expositores do debate sobre "Arte e cultura popular na escola: desafios para a educação integral", proporcionaram-nos uma verdadeira aula sobre a referida temática. 


Dentre outros ensinamentos, os expositores defenderam a premissa de que a presença da arte na escola não deve ter a função de formar o artista, mas de favorecer a educação estética, despertando o desenvolvimento da sensibilidade e da expressividade do aluno frente ao belo, ao diferente, ao inusitado; que o ensino da arte deve favorecer a consciência de um corpo que deseja, que sente e que pode se expressar de diferentes maneiras. Alertaram-nos também para o caráter transgressor da arte, uma vez que uma natureza sensível possibilita o encontro do sujeito consigo mesmo, levando-o a se empoderar do seu saber, do seu desejo, do seu potencial revolucionário, podendo então se constituir numa pessoa mais autônoma, crítica e atuante no meio em que vive.  


No debate, além da Coordenação do Comitê Territorial de Educação Integral do RN - Polo Caicó, estiveram presentes mediadores, articuladores e facilitadores do Programa Novo Mais Educação (PNME) das escolas públicas estaduais e municipais de Caicó, Currais Novos e Jardim do Seridó, e ainda, professores e alunos dos cursos de História e de Pedagogia do CERES-Campus de Caicó, os quais participaram ativamente do momento de interlocução com os expositores.

A discussão inaugurou o Ciclo de Debates sobre Educação Integral, atividade que se integra ao Projeto de Extensão "Educação Integral e intersetorialidade: articulando ações no território do RN" (PROEx/UFRN), coordenado pela Prof.ª. Nazineide Brito, do Departamento de Educação do Centro de Ensino Superior do Seridó/UFRN e pela Prof.ª Rute Alves de Sousa, do Departamento de Currículo e Práticas Pedagógicas do Centro de Educação/UFRN, ambas membros da Coordenação Colegiada do Comitê Territorial de Educação Integral do RN. 

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