Ciclo de Debates das Licenciaturas e III Jornada de Educação Integral do Rio Grande do Norte - De 24 a 26.08.2021

 Compreendemos a educação integral como uma concepção de educação que visa a formação do indivíduo considerando todas as suas dimensões, entre elas, a afetiva, artística, cognitiva, cultural, emocional, física e social; e educação em tempo integral, como a ampliação da jornada escolar.

Contudo, por vezes, percebe-se que o termo educação integral tem sido erroneamente usado como sinônimo de educação em tempo integral, devido, entre outros motivos, à nova proposta pedagógica do Ensino Médio, que prevê a ampliação da carga horária anual de 800 para 1400 horas e indica a necessidade de os currículos considerarem a formação integral do aluno (Lei Nº 13.415 de 2017).

Assim, acreditando que a vinculação dessa proposta pedagógica à Base Nacional Comum Curricular-BNCC (2017) poderá levar a uma formação fragmentada do educando, o Círculo de Debates das Licenciaturas e a III Jornada Potiguar de Educação Integral, promovido pelo Comitê Territorial de Educação Integral do RN em parceria com o Centro de Educação - UFRN, pretendem ser um espaço de diálogo no qual se poderá elucidar algumas questões sobre o tema, ampliando as discussões sobre educação integral no âmbito do nosso território.

Em um primeiro momento, conversaremos com a Profa. Dra. Branca Jurema Ponce - PUC/SP para refletirmos em torno da temática “A justiça curricular em tempos de implementação da BNCC e de desprezo pelo PNE”. Considerando o currículo como uma prática social complexa que envolve disputas ideológicas, a professora nos brindará com pontuações valiosas, ampliando nosso olhar sobre o tema em pauta.

Para um segundo momento, abordando “Educação integral em diálogo com Paulo Freire”, faremos uma Roda de conversa com as colegas professoras e pesquisadoras Rachel Dantas,  Fabíola Maria Dantas - UERN e 10ª DIREC e Maria Aparecida Vieira de Melo - UFRN/CERES-Caicó, mulheres que, nas suas práticas de ensino, pesquisa e extensão, versam e exploram os ensinamentos do mestre Paulo Freire.

No terceiro momento, teremos outra roda de conversa sobre “Educação integral e territórios educativos: espaços formais e não formais de ensino”, contando com a participação da Profa. Andréa Cristina de Azevedo (Currais Novos/RN), que abordará a experiência desenvolvida na Escola Municipal Trindade Campelo em espaços e territórios da comunidade; do educador social Fabrício Cardoso e do educador social e, também, artista potiguar Carlos Zens, que irão falar sobre o trabalho desenvolvido junto ao território da Conexão Felipe Camarão (Natal/RN). Para costurar essas ricas experiências, ouviremos a professora e pesquisadora Betania Leite Ramalho-UFRN, relacionando as experiências apresentadas com suas pesquisas.

O evento conta também com o apoio das unidades da UFRN - SEDIS, LIFE, COORD LICE  e CERES-Caicó, dos Programas PROFOCO, Residência Pedagógica e PIBID (UFRN), SEEC-RN, Prefeitura Municipal de Natal, Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, Associação TerraMar e Conexão Felipe Camarão.

Maiores informações: https://www.even3.com.br/ciclodedebates2021/



Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top